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Segurança no Serviço



1. O serviço CA Online é seguro?

Sim. O Sistema MultiCanal assenta numa infra-estrutura de segurança que atribui ao Cliente os Códigos de acesso. Através da utilização do protocolo TLS 1.2”, a informação trocada entre o browser e o serviço CA Online é encriptada, não obrigando os Clientes a possuírem um software adicional para além de browsers que suportem a encriptação de dados de 256 bits, reforçando a segurança e a confidencialidade das transacções.

Para reforçar a segurança na utilização dos serviços, em particular na validação das transacções, o Crédito Agrícola disponibiliza o sistema de segurança SAF – Sistema de Autenticação Forte. O SAF visa incrementar o nível de segurança na utilização dos serviços CA Online através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar / autorizar operações financeiras​.

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2. Quais os procedimentos de Segurança a adoptar?


  • Na página de entrada, verifique a data e hora do último acesso. Desta forma, poderá detectar alguma irregularidade ou uso indevido dos seus códigos de acesso.
  • Para terminar a sessão, deve clicar sempre na opção “Sair”.
  • Nunca abandone o seu computador com a sessão ainda activa.

Nunca se deve esquecer que:

  • Os códigos de segurança são pessoais e intransmissíveis;
  • Nunca divulgue os seus códigos de segurança, mesmo que solicitados em nome do Crédito Agrícola. O Crédito Agrícola, em circunstância alguma, solicitará directamente os códigos de acesso de segurança aos seus Clientes;
  • Nunca registe os seus códigos de segurança em locais que possam ser facilmente consultados por terceiros (email, por exemplo);;
  • Os códigos de segurança não devem ser de fácil detecção. Evite a utilização de sequências, repetições de caracteres, conjugações do próprio código de utilizador, telefones, nomes próprios, datas de nascimento, etc.

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3. Quantas vezes posso inserir os códigos errados?


Por razões de segurança, após três tentativas consecutivas de introdução de códigos errados, o acesso ao serviço fica bloqueado.


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4. Os códigos de acesso têm algum período de validade?


Os códigos de acesso não têm um período de validade estipulado, no entanto por questões de segurança, tanto a Chave MultiCanal como a Password devem ser alteradas periodicamente.


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5. Existem algumas condições, a ter em conta, na selecção de novos códigos?


Sim.

  • Não é possível utilizar caracteres especiais e espaços;
  • Não permite a repetição dos 5 últimos códigos;
  • Não podem ser iguais entre si.

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6. Por motivos de segurança existe algum sistema de “time-out” definido?


Sim, por razões de segurança foi definido o período de inactividade de 15 minutos, o tempo total de navegação é de 30 minutos. Ou seja, se num bloco de 15 minutos o Cliente não executar nenhuma transacção, a sessão fica expirada. Para poder usar o serviço de novo, o Cliente tem de aceder ao serviço CA Online novamente​. 

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7. Posso aceder ao serviço CA Online nos «Internet Cafés»?


É melhor evitar a utilização de computadores em locais públicos, mas caso necessite, deve tomar algumas medidas de precaução:

  • Certificar-se que os elementos identificativos não são observados por terceiros directamente, assim como através de CCTV (equipamentos de vídeo vigilância); 
  • Após terminar a sua sessão, o utilizador deve eliminar os Ficheiros Temporários, evitando assim que alguma informação relevante e confidencial permaneça na “cache” do computador utilizado. 

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