CA On-Line
Favoritos
home

Segurança no Serviço



1. O serviço On-Line Particulares é seguro?

Sim. O Sistema MultiCanal assenta numa infra-estrutura de segurança que atribui ao Cliente os Códigos de acesso. Através da utilização do protocolo SSL (Secure Sockets Layer) 3.0, a informação trocada entre o browser e o serviço On-Line Particulares é encriptada, não obrigando os Clientes a possuírem um software adicional para além de browsers que suportem a encriptação de dados de 128 bits, reforçando a segurança e a confidencialidade das transacções.


Além disso, e de forma a reforçar a sua segurança na utilização dos nossos serviços, o Crédito Agrícola tem ao dispor dos Clientes o sistema de segurança SAF – Sistema de Autenticação Forte. O SAF visa incrementar o nível de segurança na utilização dos serviços On-Line através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar determinadas operações financeiras.

topo


2. Quais os procedimentos de Segurança a adoptar?


  • Na página de entrada, verifique a data e hora do último acesso. Desta forma, poderá detectar alguma irregularidade ou uso indevido dos seus códigos de acesso.
  • Para terminar a sessão, deve clicar sempre na opção “Sair”.
  • Nunca abandone o seu computador com a sessão ainda activa.

Nunca se deve esquecer que:

  • Os códigos de acesso são pessoais e intransmissíveis;
  • Nunca deve fornecer a terceiros os seus códigos de acesso, mesmo que sejam titulares da mesma conta, estes devem ter o seu próprio código;
  • Deve memorizar os códigos de Segurança;
  • Não os deve escrever, nem guardar onde quer que seja.

topo


3. Quantas vezes posso inserir os códigos errados?


Por razões de segurança, após três tentativas consecutivas de introdução de códigos errados, o acesso ao serviço fica bloqueado.


topo

4. Os códigos de acesso têm algum período de validade?


Os códigos de acesso não têm um período de validade estipulado, no entanto por questões de segurança, tanto a Chave MultiCanal como a Password devem ser alteradas periodicamente.


topo

5. Existem algumas condições, a ter em conta, na selecção de novos códigos?


Sim.

  • Não é possível utilizar caracteres especiais e espaços;
  • Não permite a repetição dos 5 últimos códigos;
  • Não podem ser iguais entre si.

topo

6. Por motivos de segurança existe algum sistema de “time-out” definido?


Sim, por razões de segurança foi definido o período de inactividade de 10 minutos, o tempo total de navegação é de 1 hora, subdividido em 10 blocos de 10 minutos, ou seja se num bloco de 10 minutos o Cliente não executar nenhuma transacção, a sessão fica expirada. Para poder usar o serviço de novo, o Cliente tem de aceder ao serviço On-Line Particulares novamente. 

topo

7. Posso aceder ao serviço On-Line Particulares nos «Internet Cafés»?


É melhor evitar a utilização de computadores em locais públicos, mas caso necessite, deve tomar algumas medidas de precaução:

  • Certificar-se que os elementos identificativos não são observados por terceiros directamente, assim como através de CCTV (equipamentos de vídeo vigilância); 
  • Após terminar a sua sessão, o utilizador deve eliminar os Ficheiros Temporários, evitando assim que alguma informação relevante e confidencial permaneça na “cache” do computador utilizado. 

topo​​